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Transformação Digital

Inovações para a Black Friday utilizando Customer Success.

By Águeda Caleffi21 de novembro de 2022setembro 21st, 2023No Comments5 min read
Como seu time de Customer Success pode fazer a diferença na Black Friday.

Você já planejou todas as ações para a sua Black Friday? O seu time de Customer Success pode fazer a diferença nas ações realizadas neste período.

Crie estratégias de expansão para gerar mais vendas na sua base de clientes. Saiba neste artigo como direcionar seus clientes atuais para a geração de mais vendas na sua carteira.

Este conteúdo é baseado no relato de Matheus Neves e Lucas Mariano, coordenadores de Customer Success na Iugu, parceiros e clientes da SenseData.

Black Friday como gerador de negócios

Existe atualmente muita expectativa para o período de Black Friday. É o momento em que clientes estão mais dispostos a fechar negócios. Tornando-se uma data tão importante para o mercado quanto o natal. 

As pesquisas sobre preços são iniciadas com meses de antecedência. Clientes estão cada vez mais atentos a fraudes e fornecedores com má reputação. Ferramentas de comparação entre valores e empresas são amplamente utilizadas.

O que poucas empresas costumam visualizar é que este não é o momento de pensar somente na obtenção de lucro. A visão não deve ser de criar vendas momentâneas. A intenção deve ser conseguir novos clientes fiéis e mantê-los na base de clientes.

Desafios da Black Friday

A Black Friday pode ser desafiadora para muitos negócios. Um dos motivos é que existe uma guerra de ofertas entre concorrentes. Ofertas melhores vão atrair clientes com maior facilidade. 

Neste período, o custo de aquisição de clientes também sobe. Afinal é investido muito dinheiro na aquisição para estar à frente de outras empresas. Isso se deve, mais uma vez, à grande concorrência desta época.

Os clientes estão cada vez mais informados e tendo acesso a mais opções. Isso faz com que eles monitorem melhor os preços previamente. Além de analisar depoimentos sobre experiências de compras nas empresas.

Outro ponto, é que neste período, muitas vezes há pouca taxa de fidelização. Nem sempre os clientes voltam a comprar novamente com a empresa. É aí que entram as ações de Customer Success na Black Friday, para gerar relacionamentos e manter clientes.

Leia também o nosso artigo: Estratégias de Customer Success para Marketplaces.

 

O time de Customer Success como apoio na Black Friday

O time de Customer Success pode auxiliar outras áreas como Marketing e Comercial. O CS é formado por especialistas na tratativa com clientes. Esta equipe consegue ter uma visão global e analisar melhor cada perfil.

• Leia também:  CRM X Plataforma de Customer Success: qual a melhor solução?

Como contribuição o time de Sucesso do Cliente pode traçar o perfil de cliente ideal. Identificando com a equipe de Marketing quais são os seus aspectos comportamentais. Construindo assim, uma visão sobre o perfil de cliente com o maior fit.

Ao procurar por um perfil específico de clientes, as equipes de Marketing e Comercial tornam-se mais assertivas. Melhorando o desempenho das conversões recebidas e negócios fechados.

Ocasionando maior agilidade nos processos de negociação. Além de ajudar na redução de tempo, esforço e direcionando melhor o capital investido na aquisição de novos clientes.

Os próprios depoimentos e feedbacks de clientes promotores, também podem ser utilizados no processo de aquisição. Como uma prova social de que a empresa é confiável e transparente.

Black Friday para o sucesso dos clientes atuais

A black friday pode ser o momento ideal para destravar negócios que não estavam acontecendo. Além de ser importante para melhorar o relacionamento com a base e gerar oportunidades de expansão.

Este período pode ser essencial para a fidelização de clientes que já estão na base. Afinal, clientes que já estão satisfeitos e confiam na empresa têm maior propensão a efetivar novos negócios. 

Porém, muitas vezes estes clientes são esquecidos durante este período. Gerando frustrações ou até mesmo troca de fornecedores. É importante ter atenção redobrada para não gerar atritos.

Estratégias criadas para a base de clientes

Pense em fazer ações que vão além de conseguir apenas clientes novos. Crie ações de Black Friday exclusivas para sua carteira de clientes. Aposte no relacionamento criado durante o ano todo gerando expansão de receita. 

Mapeie as oportunidades que podem ser geradas na sua base de clientes. Estude o comportamento e sentimento atuais dos seus clientes. Entenda quais são as principais dores e como solucioná-las. Crie campanhas personalizadas para suas necessidades.

Analise sua base de clientes, crie programas de indicação, oferecendo descontos progressivos. Ofereça descontos para novas contratações e compras. Aposte na geração de Upsell e Cross sell na sua base.

Saiba como uma ferramenta de Customer Success pode ajudar seu Marketplace

 

• Leia também:  Como melhorar a experiência do cliente em Marketplaces

Resultados esperados o utilizar ações de Customer Success na Black Friday

Um dos resultados mais esperados ao utilizar ações de Customer Success na Black Friday é gerar fidelização. Ao proporcionar experiências mais satisfatórias, os clientes tendem a voltar a comprar mais vezes.

O foco em clientes com fit ideal também ajuda na redução de investimentos. O custo de aquisição fica menor quando já se sabe o perfil de cliente que deve ser atingido para obter mais sucesso.

Com ações de indicações da base, também ocorre o fenômeno de crescimento orgânico. Afinal, a melhor propaganda do seu negócio são os seus próprios clientes satisfeitos.

Conteúdo na íntegra

Assista ao webinar ministrado por Matheus Neves e Lucas Mariano, coordenadores de Customer Success na Iugu.

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Analista de marketing na SenseData, com experiência no mercado de Customer Success. Escreve conteúdos que ajudam na adoção de estratégias com foco no cliente.

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