Skip to main content
Expansão na Base de ClientesJornada do Cliente

Além do Onboarding: Amplie o Sucesso do Cliente no Ongoing

By Águeda Caleffi30 de junho de 2023outubro 6th, 2023No Comments5 min read
Além do Onboarding: Amplie o Sucesso do Cliente no Ongoing

Manter o engajamento dos clientes em alta durante o Ongoing é uma dificuldade recorrente para empresas. A solução dessa questão é criar uma jornada do cliente eficiente, utilizando ferramentas estratégicas como o CS Feeling.

Em outras palavras, o Onboarding é somente a primeira fase da jornada. Claramente uma etapa importante, onde são passadas todas as instruções e diretrizes sobre a utilização da solução. Porém, após a finalização deste período, a construção de relacionamento deve continuar e a empresa precisa se esforçar para seguir influenciando a percepção de valor do cliente.

Para exemplificar uma relação de proximidade constante durante todas as etapas da jornada do cliente, contamos com a 1Doc. A empresa possui uma solução de gestão de processos, que facilita a transformação digital em diversos órgãos governamentais brasileiros. Com o propósito de apresentar detalhes deste caso de sucesso, contamos com Renata Duarte, Coordenadora de Relacionamento e Expansão. Confira!

O que são Onboarding e Ongoing?

Com o fim de facilitar a compreensão das fases da Jornada do Cliente, Renata Duarte traz um voo de avião como analogia para as etapas de Onboarding e Ongoing:

Onboarding – É a fase de decolagem, momento cheio de expectativas, que é crítico e intenso. Nesta etapa, o cliente “passageiro” se prepara para sair do chão e demanda acompanhamento constante. Desse modo, o CS “piloto” precisa ter atenção total para identificar qualquer desvio de padrão, a fim de evitar qualquer tipo de problema.

Ongoing – É o momento do voo em si, etapa onde todo o relacionamento se sustenta, passando por fases como Adoção, Expansão e Renovação. Desta maneira, para que tudo ocorra como esperado, o CS “piloto” monitora instrumentos, mantém o avião no trajeto, continua atento a fatores externos e segue desenvolvendo seu trabalho.

A jornada do cliente desenvolvida pela 1Doc

A 1Doc elaborou sua jornada do cliente com riqueza de interações, são múltiplas etapas que facilitam o relacionamento com seus clientes. De tal forma que a experiência consegue entregar valor de forma consistente e guiar clientes para o sucesso na utilização.

Veja o exemplo de linha do tempo na Jornada do Cliente:

Onboarding

Por ser o momento inicial da contratação, exige reuniões e contato constante, o Onboarding da 1Doc segue com duas etapas.

Passagem de Bastão (2 dias): Ocorre logo após a finalização da venda, quando é feita a passagem de bastão pela equipe comercial. Primeiramente, a empresa trabalha para promover a implantação e início de uso do cliente.

• Leia também:  Como criar uma Jornada do Cliente

Boas Vindas (28 dias): Neste momento é feito um alinhamento de expectativas. Ou seja, é tempo de avaliar as necessidade do cliente e o resultado esperado com a contratação. Além disso, ocorre a apresentação de todas as funcionalidades da ferramenta.

Ongoing

No Ongoing o cliente cria cada vez mais autonomia na utilização, por consequência, os contatos podem ficar cada vez mais espaçados, mas sempre mantendo o engajamento.

Adoção I (90 dias): Esta etapa marca o início do ongoing e tem como objetivo manter a qualidade da comunicação, além de desenvolver a autonomia do cliente. Ou seja, continua o foco na sustentação da melhoria da usabilidade e monitoramento de objetivo de uso, porém com menos necessidade de trocas constantes.

QBR ou EBR (30 dias): Reunião trimestral com o cliente sobre resultados atingidos, para alinhamento de expectativas.

———————————————–

Adoção II (90 dias): Neste momento, a 1 Doc avalia o nível de uso do cliente, criando o plano de evolução para implantar novos módulos.

QBR ou EBR II (30 dias): Ocorre uma nova reunião trimestral para demonstração de resultados e alinhamento de expectativas.

E assim por diante, novos objetivos são traçados, as expectativas são alinhadas, as estruturas se formam e o relacionamento com o cliente se fortalece.

Estratégias de Ongoing por perfil

Algumas ações de Ongoing também ocorrem de acordo com a necessidade e o momento dos clientes.

  • Engajamento: Geração de comunicação para o cliente, que ocorre após a queda de uso e tem por objetivo deixa-lo mais ativo.
  • Advogado de Marca: Oportunidade para reconhecer o cliente, promovê-lo como caso de sucesso e referência de uso. 
  • Recuperação: Plano de ação para recuperação de cliente em risco de churn, gerando ações para evitar cancelamento.

Estratégias sazonais de Ongoing

Ao mesmo tempo em que o cliente evolui sua jornada de uso, a 1Doc também desenvolveu algumas campanhas sazonais. São ações que ocorrem de acordo com os prazos da contratação ou comportamento do cliente. Por exemplo:

  • Campanha de Pesquisa de Satisfação: A empresa faz pesquisas para identificar o nível de satisfação dos clientes com seus produtos;
  • Campanha de Renovação Anual: Ocorre quando o prazo contratual está próximo da finalização;
  • Campanha de Upsell: Ação para identificar oportunidades de Expansão na contratação do cliente.

CS Feeling

A 1Doc também agrega no seu Ongoing o CS Feeling, são informações riquíssimas sobre a experiência do cliente, perceptíveis durante o contato humano. Ou seja, quando o profissional de Customer Success consegue identificar questões intangíveis, como emoções demonstradas pelo cliente em reuniões, nível de satisfação e confiança.

• Leia também:  Como a Geofusion chegou a 50% de redução de churn

Por não serem mapeadas através de métricas, estas informações se perdem facilmente quando não existe uma ferramenta adequada para rastreá-las, o que causa uma grande perda de insumos para a empresa.

Para mapear o CS Feeling, a empresa utiliza a função Jornada da Carteira na plataforma SenseData. Como resultado, a 1Doc consegue identificar e classificar com facilidade o momento de cada cliente, o que possibilita mais controle tanto para a equipe de CS quanto para a gestão da área.

Além disso, é possível criar diversos filtros para a função CS Feeling, isso ajuda a identificar visualmente quais clientes precisam de maior atenção, criar planos de ação e gerar de gatilhos específicos como playbooks.

Saiba mais sobre a função CS Feeling da SenseData.

Conheça o Caso de Sucesso da 1Doc

Assista ao Webinar da 1Doc: O cliente terminou o Onboarding, como estruturar a próxima fase?

Solicitar Demonstração

Analista de marketing na SenseData, com experiência no mercado de Customer Success. Escreve conteúdos que ajudam na adoção de estratégias com foco no cliente.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários