Skip to main content
Churn e Retenção de ClientesJornada do ClienteTransformação Digital

CRM X Plataforma de Customer Success: qual a melhor solução?

By Águeda Caleffi18 de setembro de 2023setembro 29th, 2023No Comments6 min read
CRM X Plataforma de Customer Success: qual a melhor solução?

CRM e Plataforma de Customer Success são duas ferramentas adequadas para momentos diferentes da trajetória do cliente. Algumas vezes, empresas utilizam somente o CRM, deixando assim de atingir o potencial de receita de suas bases de clientes, que é trazido pela Plataforma de Customer Success.

Neste artigo, saiba como escolher a melhor ferramenta para seu time, aceitando as particularidades e importância de cada um dos softwares. Ou seja, escolha de acordo com o momento do relacionamento e as necessidades apresentadas em cada situação.

Uma solução CRM, é ideal para vender produtos e acompanhar a evolução de leads no funil de vendas. No entanto, quando o foco é fortalecer o relacionamento, desenvolvendo a experiência do cliente, a ferramenta ideal é um software específico de Customer Success. 

Entenda mais sobre as ferramentas e o momento ideal para uso de cada uma delas:

Pré-venda – CRM X Plataforma de Customer Success

Qual a melhor ferramenta para iniciar o relacionamento com futuros clientes?
O CRM, ou Customer Relationship Management, é a solução ideal para o início do relacionamento.

Neste sentido, o CRM é a ferramenta para gerenciar os dados e ações com público-alvo. De forma que, seja criado o mapeamento de perfil e o monitoramento das interações, seja por meios eletrônicos ou com a equipe comercial, juntamente com a coleta de novas informações.

Os CRMs são importantes no apoio da venda inicial para novos clientes, além disso, seus dados podem ser integrados a Plataforma de Customer Success. Em contrapartida, este tipo de ferramenta não consegue prestar o suporte necessário para construção e evolução da gestão de clientes existentes.

📖 Ebook Gratuito – Como construir uma estratégia de Customer Success

Pós-venda – CRM X Plataforma de Customer Success

Qual a melhor ferramenta para construir o relacionamento com clientes atuais?
Sem dúvidas, a evolução do relacionamento e gestão de clientes é claramente impactada por ferramentas específicas, como Software de Customer Success ou Customer Data Platform.

Durante períodos de incerteza econômica é necessário transformar a base de clientes em oportunidades de ganho de receita. Acima de tudo, o objetivo é manter os clientes atuais e, além disso, criar novas oportunidades de negócios com eles.

É neste momento, que a Plataforma de Sucesso do Cliente correta demonstra a sua importância, fazendo com que times de Customer Success sejam mais eficientes e maximizem os recursos da base, trazendo mais resultados, com menos investimento de aquisição.

O que faz um CRM?

Um CRM armazena informações de clientes potenciais, trazendo dados como nome, endereço, telefone e email. Além disso, ele guarda dados de contato com a empresa, como visitas ao site ou reuniões com a equipe comercial. Também é possível enviar comunicações segmentadas por dados de leads.

Com um CRM é possível manter o contato de perto com prospects, mapear etapas do funil de vendas e fechar novas vendas. Sem dúvidas, é uma ferramenta riquíssima, que se adequa com diversos tipos de negócios e que faz a diferença nas operações comerciais e de marketing.

• Leia também:  Como construir a jornada do cliente segmentada por produtos e serviços

No entanto, esta ferramenta não alia dados para criar análises preditivas, impedindo a criação de ações proativas e dificultando a tomada de decisões nas equipes de CS. O CRM é sobre quem o cliente é naquele momento, e acaba sendo menos eficaz no aprofundamento das relações, entrega de valor ao longo prazo e gestão de Customer Success.

O que faz uma Plataforma de Customer Success?

Diferente do CRM, o software de Customer Success possui todas as funcionalidades necessárias para satisfação e construção de valor, durante toda a Jornada do Cliente com a empresa. Agindo desde a conclusão da primeira venda até o final do ciclo de vida.

Com uma plataforma de CS é possível reunir dados de clientes e criar verdadeiras análises de comportamento, para criar ações não somente baseadas em quem o cliente é, e sim em como ele está naquele momento. Desta forma, é possível aproveitar melhor as oportunidades e gerenciar riscos.

Além disso, o ganho de escala das operações de Sucesso do Cliente é nítido. Afinal, as ações são criadas com base em dados de saúde, e alertas direcionam o atendimento. Em pouco tempo, equipes deixam de ser somente reativas e adotam uma postura mais madura e proativa.

6 funções básicas da Plataforma de Customer Success

Integração de dados – Com um Software de Customer Success é possível integrar dados de diversas fontes, incluindo o CRM, e criar análises de saúde como o Health Score, trazendo uma visão 360° de cada cliente e da base como um todo.

Segmentação de base – Crie grupos específicos e segmentados por perfis de clientes, produtos e fases. Ou seja, envie somente conteúdos relevantes, baseados não só em quem é o cliente mas também como ele está naquele momento.

Jornada do cliente – Identifique o passo a passo que direciona para a melhor experiência do cliente com o seu produto. Desta forma, o cliente irá atingir seus objetivos de compra com mais facilidade e identificar mais valor no uso da sua solução.

Automatizações de estratégias – Construa ações, comunicações e playbooks de envio automático. Foque seus esforços nos trabalhos que são realmente importantes e ganhe mais produtividade no seu time de Customer Success.

Retenção e novas oportunidades – Crie alertas que ajudam a identificar com clareza se clientes estão em risco ou têm potencial para Upsell e Cross sell. De maneira que, com o tempo, haja um aumento na retenção e também mais vendas geradas na base.

Análises e Dashboards – Com um software de Customer Success é possível transformar dados complexos em dashboards customizados e simples de se acompanhar. Garantindo assim, que a equipe de Customer Success tenha mais controle sobre a carteira de clientes.

• Leia também:  Como colocar o cliente no centro da cultura organizacional

Benefícios do Software de Customer Success

A utilização de uma plataforma de Customer Success pode trazer diversos benefícios para a gestão de clientes, veja alguns dos objetivos mais comumente atingidos:

→ Conhecimento sobre o perfil e comportamento de clientes;
→ Evolução da Jornada do cliente;
→ Melhora na experiência com produto;
→ Aumento da satisfação;
→ Melhores notas em pesquisas NPS;
→ Diminuição de churn;
→ Aumento no número de renovações;
→ Fidelização de clientes;
→ Mais vendas geradas na base de clientes;
→ Aumento da cobertura de carteira;
→ Ganho de produtividade na operação de Customer Success;
→ Aumento de Lifetime Value.

Melhore a gestão de clientes, troque seu CRM pelo SenseData

Saiba que não é necessário desistir do seu CRM por completo, essa ainda é a ferramenta ideal para a área comercial, mantendo prospects aquecidos e auxiliando no fechamento das primeiras vendas. 

Entretanto, após essa fase, para construir uma relação de sucesso e fazer uma gestão de clientes verdadeiramente efetiva, durante toda a jornada do cliente, apresentamos o Software SenseData.

A SenseData já apoiou centenas de empresas, de diversos segmentos, com nossa plataforma e nossa equipe de especialistas em Customer Success. Conheça mais sobre a nossa solução.

Solicitar Demonstração

Analista de marketing na SenseData, com experiência no mercado de Customer Success. Escreve conteúdos que ajudam na adoção de estratégias com foco no cliente.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários