Skip to main content
Customer SuccessPlanejamento de Customer Success

5 aprendizados importantes para a gestão de Customer Success

By Águeda Caleffi17 de novembro de 2023No Comments6 min read
5 aprendizados importantes para a gestão de Customer Success

Conheça cinco aprendizados que apoiam a construção de estratégias e ações mais eficientes para operações de Customer Success. 

O grande desafio dos profissionais de CS é criar caminhos simples e fluidos, para que os clientes atinjam seus objetivos. No entanto, nem sempre fica claro como fazer isso, resultando na dificuldade de compreensão sobre o que deve ser priorizado.

Para obter alguns dos conhecimentos estratégicos que iremos detalhar neste artigo, muitos profissionais precisam de tempo, experiência e muita análise de mercado. Afinal, é preciso sair do foco na solução de problemas diários para desenvolver uma visão ampla.

Utilize os conceitos apresentados para criar estratégias mais efetivas para sua operação de Customer Success. 

1 – Mantenha seu cliente saudável para expandir a empresa

O conceito é simples, para que a empresa cresça é necessário que os clientes atuais sejam mantidos o maior tempo possível na base. Para tanto, é preciso sustentar a boa experiência, entregar valor e, no tempo correto, evoluir para ações de upsell e cross sell.

O ponto chave é descobrir como garantir uma experiência do cliente satisfatória e conseguir medir estes resultados. Para que isso seja possível, antes de tudo, o profissional de Customer Success deve apostar na análise e avaliação de dados, observando por exemplo, clientes promotores versus aqueles que cancelaram suas contratações.

Para o acompanhar o termômetro, é necessário criar um Health Score efetivo, que agrega indicadores que criam uma visão geral da base e de cada cliente em específico. O uso da Plataforma de Customer Success é a melhor maneira de garantir uma avaliação confiável.

📚 Conteúdo gratuito – Guia do Health Score: Como avaliar a saúde da base de clientes

2 – Garanta o sucesso do cliente nas ações low e tech touch

As operações de Customer Success costumam selecionar os clientes que receberão tratativas mid e high touch, com maior contato humano. De forma que, são criadas segmentações, que costumam levar em conta o ticket médio, para avaliar o tipo de contato que cada cliente irá receber.

No entanto, muitas operações acabam por não se dedicar profundamente na criação, e especialmente, evolução da Jornada do Cliente tech e low touch, com pouco ou nenhum contato humano. Deixando assim de desenvolver ações mais efetivas, interessantes e verdadeiramente engajadoras. 

É comum encontrar times muito dedicados nas ações high e mid, que esquecem que o tech touch será o único de contato para muitos dos clientes. Quando existem ruídos na jornada tech touch, uma visão negativa sobre a empresa acaba sendo criada, impedindo clientes de evoluírem suas contratações.

As ações tech touch devem ser bem planejadas, baseadas em conteúdos completos, interessantes e que continuam entregando valor a longo prazo. Com conteúdos bem formados, os clientes tendem a comprar mais, e quando chega a hora de evoluir o tipo de touch, percebem que o contato com o CSM acrescenta ainda mais sucesso.

• Leia também:  Customer Success: filosofia, área ou função?

3 – Crie estratégias e ações simples de Customer Success 

Muitos líderes de Customer Success, aprendem após algumas dificuldades, que as estratégias costumam se perder quando são demasiadamente complexas. Como regra geral, o simples e bem feito é o que deve ser a base das operações.

Neste sentido, a simplificação inclui tudo que se relaciona com a área de CS, como deixar o uso do produto cada vez mais intuitivo, utilizando comunicações claras e diretas ao ponto, para ajudar clientes a atingir seus objetivos de contratação.

Ou até mesmo, o uso de métricas e indicadores menos complexos, que são fáceis de acompanhar, possuem informações acessíveis e compreensíveis para todos os colaboradores, para garantir que todos da equipe tenham mais clareza sobre os objetivos.

4 – Use tecnologia para ter uma operação mais humana

Para a construção de um relacionamento forte, é importante compreender que não é possível ter CSMs disponíveis em todas as situações. Ou seja, comunicações automáticas são importantes e precisam ser inseridas na jornada de todos os clientes, independente do touch.

A automatização de ações é o que permite que o time de Customer Success ganhe escala e consiga atender melhor os clientes. O uso da tecnologia faz com que os profissionais de CS possam focar no que realmente importa, entregar o sucesso do cliente e assim construir relações mais próximas e humanas.

Para que isso ocorra, as comunicações automáticas devem direcionar os clientes para objetivos e os indicadores devem avaliar o progresso da saúde. Com processos automatizados, a equipe fica sabendo quando algo está errado e o cliente precisa de um contato, ou quando seguir somente as reuniões planejadas na jornada do cliente. 

Desta forma, o CSM tem mais liberdade para entender quando a sua atenção é necessária, e pode se dedicar, por exemplo, ao planejamento de reuniões, na gestão de clientes em risco, ou adquirir conhecimentos para adaptar-se de forma mais adequada às necessidades de cada cliente.

🚀 Conheça a tecnologia da nossa Plataforma de Customer Success, peça uma demonstração

 5 – Aumente receita da sua empresa com o Customer Success 

Além de ser uma cultura que visa obter mais eficiência com o mínimo investimento possível, o Customer Success sempre teve o intuito de gerar retenção de clientes e reduzir a taxa de churn ao mínimo possível ao trazer mais satisfação e atingimento de objetivos de compra.

• Leia também:  5 ações de sucesso do cliente para sua empresa

No entanto, a realidade atual é que este objetivo não é mais suficiente, a visão hoje é que as operações devem gerar receita, evoluindo o relacionamento a tal nível que os clientes atuais sejam os grandes geradores de novos negócios.

Esta nova visão é importante para que as empresas possam diminuir o seu investimento em atração, reduzindo o custo da busca de novos clientes no mercado. De maneira que, comecem a utilizar a potência de suas bases de clientes para gerar seu crescimento.

[ Bônus ] 6 – Use a força da comunidade de Customer Success

A comunidade de profissionais de Customer Success no Brasil é muito forte e unida. Que tal colaborar com colegas de profissão e aprender com a experiência de outras pessoas? Você pode ter acesso a muitos insights que ajudam a selecionar as melhores estratégias para investir.

Aproveite a potência da comunidade de Customer Success! Participe de eventos, crie novas conexões, apoie outros  profissionais da área, faça parte de discussões no Linkedin e acumule conhecimentos que vão melhorar suas estratégias.

Os webinars da SenseData promovem verdadeiros encontros da comunidade de CS, é uma maneira de conhecer e interagir com outros profissionais da área, e além disso, aprender com cases de sucesso. Acesse alguns de nossos encontros passados:

▶️ Playlist de Webinars – Canal da SenseData no Youtube

Solicitar Demonstração

Analista de marketing na SenseData, com experiência no mercado de Customer Success. Escreve conteúdos que ajudam na adoção de estratégias com foco no cliente.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários