A matemática é básica, se a sua empresa tem clientes, então ela precisa de uma estratégia de Customer Success. Simples assim!
Como já dizia Philip Kotler, pai do Marketing Moderno, manter um cliente é 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. E de acordo com um estudo realizado pela BCG Consulting em outubro de 2019, o valor gerado por um cliente durante seu tempo de vida é 25 vezes maior que o primeiro ano quando ele é adquirido.
Ou seja, quando adquirir um cliente se tornou mais caro que fidelizá-lo, compreender sua jornada e como gerar sucesso para ele é mais que necessário para a sobrevivência da sua empresa.
Nesta publicação, vamos te mostrar os principais motivos porque um Software de Customer Success pode alavancar seus resultados!
Aprenda os principais conceitos de Customer Success, baixe nosso eBook gratuito: O Guia essencial de Customer Success.
Por que contratar um Software de Customer Success?
• Visão 360 do cliente: dados consolidados em um único lugar.
É imperativo que as empresas aprendam a enxergar o cliente como um só. Afinal, para o cliente, as interações com seus produtos e serviços não são eventos isolados, mas sim, parte de um mesmo relacionamento.
Empresas que se preocupam com o Sucesso do Cliente tem como um de seus principais objetivos e desafios consolidar todos os dados e informações dos seus clientes – como por exemplo dados de suporte, uso, financeiro, contato, pesquisas de satisfação e etc. – em um único lugar. Ter uma visão 360º e completa de todos os dados e indicadores que cada cliente está gerando, é fundamental para proporcionar uma jornada fluida, com a experiência mais adequada possível e resultados positivos.
Outro ganho para a empresa em consolidar as informações de maneira única, é concentrar todas elas em um único software. Diminuindo assim, os custos de licenças de outras plataformas, e aumentando a qualidade na estratégia e assertividade nas ações.
Quando contratamos um Software de Customer Success e Dados Acionáveis, eliminamos também análises manuais. Permitindo assim, que sua equipe invista mais tempo em compreender os dados do que operacionalizar planilhas. Um ganho de tempo, inteligência e escala para sua operação.
• Segmentação de Clientes
Quando uma empresa está atolada na operação e não tem tempo de olhar para os dados e para sua carteira de clientes de maneira estratégica, a área de Customer Success, por vezes, desempenha um papel reativo, em um modelo de “gestão de incêndio” para conseguir os melhores resultados para sua empresa.
Quando você implementa um Software de Gestão de Clientes e Dados Acionáveis, como o SenseData, seu time de Customer Success consegue criar estratégias e jornadas de segmentação para diferentes tipos de clientes, produto ou serviços, enriquecendo não só a comunicação e os touchpoints com cada um dos seus clientes ao longo da jornada, como também garantindo uma estratégia muito mais assertiva e de sucesso para a sua empresa.
Se você quiser entender melhor os desafios de segmentação e criação de jornadas por diferentes tipos de produtos ou serviços, clique aqui e descubra e confira as dicas e processos do Reclame Aqui!
• Automação da Jornada de Clientes e Ganho de Escala
Ação certa, no momento certo, no canal adequado. Quando pensamos em uma boa estratégia de Customer Success é essencial transformar as análises de comportamento e dados do cliente em ações.
Pois, como já abordamos no blog post: as dores de fazer Customer Success sem plataforma, muitas vezes os clientes “desviam” do caminho ideal traçado na jornada do cliente e, ações específicas e elaboradas para esses momentos trazem mais segurança para a empresa.
O uso de um Software de Customer Success para automatizar estas jornadas possibilitam uma série de recursos e funcionalidades para escalar sua estratégia e alavancar seus resultados, como a microssegmentação ou a criação de gatilhos de proteção.
Com um Software de Customer Success é possível disparar ações automáticas para os seus clientes, como e-mails, sms, conteúdos… ou até mesmo disparar playbooks e atividades para o seu time de relacionamento, de acordo com o momento no qual o seu cliente se encontra.
Comece a escalar em tecnologia, não em pessoas: a contratação desse tipo de ferramenta permite que você traga a tecnologia para a orquestração da sua jornada do cliente e monitore cada detalhe desse processo.
• Melhoria da Retenção de Clientes
Garantir que os clientes tenham sucesso é o principal papel de uma empresa após uma venda e a maior razão para investir em Customer Success. Como já abordamos no texto: 4 razões para investir em Customer Success: Um aumento de 5% nos índices de retenção tem potencial de incrementar os lucros de um negócio em até 95%.
Neste cenário, investir em um Software de Customer Success, pode ajudá-lo a ser mais preditivo em seus negócios e realizar melhores ações quando pensamos em:
- Identificar melhor e mais facilmente riscos e oportunidades na base de clientes;
- Expansão da base de clientes;
- Realizar um Customer Marketing mais efetivo;
- Construir estratégia para upsell e cross-sell mais orgânico;
- Conquistar novos clientes via indicação;
Ou seja, contratar um Software de Customer Success irá ajudar a sua empresa na tomada de decisões, proatividade e na construção de um relacionamento de confiança entre empresas e clientes.
Se você quer conhecer, na prática, como este software funciona, agende já sua demonstração gratuita!
A SenseData é a pioneira em estratégias de Customer Success e Dados Acionáveis no Brasil e, por meio da tecnologia, ajudará você a construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes.