Unir os setores de Vendas e CS pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Neste post explicaremos como essa união pode diminuir sua taxa de churn de clientes, bem como aumentar o seu LTV.
Os resultados positivos de uma empresa dependem de esforços em toda a jornada do cliente – desde o funil de vendas e o desenvolvimento do produto até o atendimento e o relacionamento pós-venda.
Por isso, é importante compreender:
- Como os diferentes setores da empresa trabalham;
- O que eles produzem individualmente e em grupo para alcançar os objetivos em comum.
Neste processo todo, Vendas e CS têm um papel fundamental, especialmente, no controle das taxas de churn e no aumento do Lifetime Value.
Mas você conhece esses dois conceitos?
O que é LTV
O Lifetime Value (LTV) é uma das métricas mais importantes para o seu negócio, independentemente do nicho em que está inserido.
Ele indica quanta receita um cliente gera durante o período que negocia com a sua empresa.
O cálculo do LTV considera desde a primeira aquisição ou contratação de serviço, até compras adicionais e termina exatamente no momento do churn.
O que é Churn
A taxa de churn representa a quantidade de clientes que deixam de fazer negócio com a sua empresa.
Essa taxa é calculada dividindo o número de clientes que cancelaram seu serviço pelo número de clientes que sua empresa tinha no início daquele período.
Existem médias de churn aceitáveis de acordo com o setor de atuação. Porém, de maneira geral, empresas com churn alto encontram problemas para manter-se lucrativas.
Como LTV e Churn afetam a empresa
Aumentar o LTV e diminuir as taxas de churn são objetivos comuns a todas as empresas que querem crescer de maneira saudável.
Para alcançá-lo, você deve começar trabalhando ainda na prospecção de novos clientes. É essencial construir um discurso de Marketing e Vendas que esteja alinhado com o seu produto.
Se o que você vende, no princípio, destoa do que o cliente irá encontrar, as chances do churn acontecer – e rapidamente – são maiores.
Consequentemente, quanto antes acontecer o churn, menor o Lifetime Value.
Mas não basta pensar apenas na Pré-venda e na Venda.
O que une CS e Vendas
A coesão na comunicação das empresas é o primeiro fator.
Se na venda é essencial comunicar-se de maneira honesta, evitando expectativas falsas, cabe ao CS manter o mesmo discurso.
É claro que o trabalho do time de produto também entra em jogo. Porém, alinhar as expectativas do cliente recebidas pelo de time de Vendas juntamente ao time de CS é essencial e facilita essa coesão.
No final das contas, é a necessidade de instituir uma coerência comunicativa que demonstra a importância da união dos setores.
Mas como obtê-la?
Como alinhar CS e Vendas
A maneira mais eficiente de garantir que os dois setores estejam alinhados é estabelecendo objetivos em comum.
Estamos falando de OKR’s.
Mas o que são OKR’s?
A sigla em inglês significa Objective and Key Results, ou objetivos e resultados-chave, em português.
Na prática, os OKRs são definições específicas de objetivos que você busca alcançar com a sua empresa. Por exemplo: se você quer que sua empresa aumente as vendas, este é um objetivo. Agora, se você quer que elas aumentem em 20% até o final do semestre, esse é um objetivo-chave.
É a partir desse objetivo-chave que você irá definir KPIs.
E o que são KPI’s?
Os Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance, são métricas que indicam o sucesso ou fracasso da sua equipe no sentido de alcançar os OKRs propostos.
Para defini-los, você deve pensar em uma maneira de mensurar o crescimento em direção ao seu objetivo final, gradualmente. Se o OKR é aumentar as vendas em 20%, um KPI pode ser “aumentar as taxas de conversão em vendas em 5% ao mês”.
É interessante observar que a taxa de conversão do exemplo é uma métrica, mas nem toda métrica será um KPI. A relevância dos dados será o fator de definição nesse caso.
Como essas indicadores unem CS e Vendas
A taxa de churn e o LTV são métricas interessantes para serem observadas e podem, eventualmente, se tornar KPI’s relevantes para objetivos específicos.
Podemos pensar em aumentar o faturamento da empresa, por exemplo. Nesse caso, a taxa de clientes cancelando seus serviços passa a ser uma métrica relevante. E o mesmo se aplica ao LTV.
Ou seja, trabalhar em prol dessas duas métricas se torna uma preocupação tanto do CS quanto de Vendas.
Cabe, então, estimular a comunicação entre os dois setores na troca de informações. Entender, em conjunto, o que de fato está funcionando.
O time de Vendas pode identificar quais discursos convertem mais clientes. São eles que trarão uma visão clara de como encantar e atrair o seu cliente ideal.
Já o CS receberá esses clientes e ajudará a nutrir esses próprios dados.
Observando o relacionamento dos clientes com a solução em si, o profissional de Customer Success pode sugerir alterações no ICP (Ideal Customer Profile, ou perfil de cliente ideal, em português) e na comunicação dos vendedores.
Tudo isso é facilitado com a utilização das ferramentas adequadas.
Como softwares inteligentes podem facilitar o processo
A análise e captura de dados, feita de maneira automática, facilita a observação de todas as métricas que conversamos até aqui.
Com um software inteligente, você consegue definir o seu ICP com muito mais precisão, compreender o seu fluxo de vendas, enxergar as taxas de churn, o Lifetime Value, e gerir seu processo comercial de forma mais assertiva, baseando-se em dados confiáveis.
Essa visualização facilitada de informações também otimiza a comunicação entre os setores e estimula a empresa a crescer cada vez mais.
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