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Transformação Digital

Por que o sucesso do cliente é o sucesso da sua empresa?

By Mateus Pestana5 de julho de 2017setembro 22nd, 2023No Comments3 min read
Por que o sucesso do cliente é o sucesso da sua empresa

Você já deve saber que Customer Success não é apenas mais um termo em inglês do momento, usado somente pelo pós-venda, certo? Saber o que é Customer Success e como implementar sua metodologia nos processos da empresa pode, realmente, fazer a diferença na experiência e no sucesso do cliente e, consequentemente, nas vendas do seu negócio, seja ele voltado diretamente pra o consumidor ou B2B.

No post de hoje, entenda o porquê o conceito de Customer Success funciona e os motivos pelos quais o sucesso do cliente, hoje em dia, é, mais do que nunca, o segredo para o sucesso da sua empresa.

Customer Success e o atendimento ao cliente

Como já vimos por aqui, Customer Success tem tudo a ver com proatividade – e a diferença principal entre ele e o atendimento ao cliente em seu modelo tradicional é, justamente, essa característica.

Atendimento e suporte são setores reativos da empresa: o cliente reporta um problema por meio de um e-mail ou ligando para a central de atendimento, e os profissionais responsáveis seguem o procedimento previsto. O foco do atendimento é pontual e reativo.

Já o Customer Success surge para sanar os problemas que os setores que lidam com a base não conseguem resolver, e para antecipar dificuldades que a empresa pode enfrentar para proporcionar o sucesso do cliente.

Como o sucesso do cliente é ligado ao sucesso da empresa?

O Customer Success funciona, justamente, porque ele parte do raciocínio de que o cliente não é mais o mesmo. Os modelos tradicionais de gestão de contas e atendimento reativo não levam em consideração que:

• Leia também:  Como criar uma estratégia de One to Many no Sucesso do Cliente

1. São poucos os clientes que se dão ao trabalho de reclamar (inclusive, para cada um que procura atendimento, 26 ficam insatisfeitos e calados).

2. Hoje, os clientes têm o poder de escolha em mãos, e o atendimento é um fator decisivo para conquistá-los. Por isso, em um cenário de competição acirrado entre as empresas, aquela que tiver mais dados sobre os seus clientes, e usá-los para traçar as suas estratégias, vai sair na frente da concorrência.  

Além de melhorar a quantidade de renovações para empresas que trabalham com recorrência e SaaS (Software as a Service), o Customer Success pode reduzir a taxa de churn (indicador de cancelamento) e fazer com que você aproveite ao máximo o relacionamento entre sua empresa e seus clientes, gerando mais receita para o seu negócio.

Tornar real o sucesso do cliente é um dos grandes desafios de qualquer empresa que queira manter o seu próprio sucesso.

Portanto, garantir que a sua base utilize a solução de forma a obter sucesso contínuo faz com que ela seja fidelizada e se sinta valorizada, permanecendo leal à sua empresa.

Implementando uma solução com foco no Sucesso do Cliente

O Customer Success, para ser efetivo, precisa estar presente em todos os aspectos do negócio, e o primeiro passo é ter uma estrutura que permita à empresa ter controle de todos os dados e informações dos seus clientes.

• Leia também:  O que é Customer Success? Tudo o que você precisa saber sobre a área

Nesse sentido, a SenseData é uma solução de gestão simples, voltada para o monitoramento e a organização de dados de seus clientes. A partir de um indicador de pontuação chamado Sense Score, é possível priorizar e avaliar a situação de diferentes clientes e segmentos. Além disso, a ferramenta auxilia na análise executiva e gestão de relacionamento com a base, oferecendo acesso facilitado de indicadores para os setores e permitindo um gerenciamento de atividades e tomadas de decisão. 

A SenseData garante, também, a automatização de tarefas e planos de ação, “playbooks”, para que, a partir de disparadores e dados de relacionamento com o cliente, a empresa possa agir de forma adequada, no momento certo.

E então, ficou com alguma dúvida sobre a relação do sucesso do cliente e o da sua própria empresa? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

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