Retenha sua equipe de talentos, saiba como engajar e motivar seu time de Customer Success.
Atualmente, manter seu time de Customer Success motivado pode ser um grande desafio para os líderes. Uma vez que, muitas empresas tiveram seu ritmo de crescimento diminuído nos últimos anos, levando a redução do orçamento para reconhecimentos e promoções.
Contudo, neste artigo listamos algumas soluções que vão ajudar a manter seu time focado em objetivos, propiciando a entrega de sucesso para clientes. O líder de Customer Success tem o poder de virar o jogo, mesmo nos momentos de crise.
8 dicas para motivar seu time de Customer Success
1 – Apresente objetivos de forma clara e atingível
As pessoas precisam de objetivos para exercer melhor suas funções dentro do time de Customer Success. No entanto, estes objetivos devem ser traduzidos em metas claras e alcançáveis, ou terão o efeito oposto, causando frustração e falta de pertencimento.
Muitas estratégias empresariais utilizam OKRs como metodologia. Dessa maneira, a missão da organização é repassada para direcionar o trabalho de cada uma das áreas e colaboradores. A metodologia SMART também pode ser utilizada para traçar metas: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
2 – Forneça feedbacks para o time de Customer Success
Mantenha os rituais de contato periódico com cada colaborador do seu time, isso ajuda a aproximar o relacionamento e fortalecer laços entre líderes e liderados. Aproveite essas oportunidades para conhecer melhor os perfis das pessoas e promover direcionamentos de carreira.
Forneça feedbacks construtivos para que o trabalho seja aprimorado e reconhecido. Isto é, identifique as oportunidades de desenvolvimento, apontando sugestões claras de melhoria, também reconheça as boas ações para reforçar e destacar os pontos positivos realizados.
3 – Crie planos de desenvolvimento individual
Construa planos de ação para o desenvolvimento dos seus colaboradores, promova treinamentos, cursos, palestras e eventos. Traga oportunidades de aprendizado e crescimento individual, focando nas habilidades que precisam de lapidação.
Invista sempre em manter sua equipe atualizada sobre os produtos da empresa, o mercado em que estão inseridos, as habilidades técnicas necessárias e outros conhecimentos complementares. Afinal, sentir que a liderança promove crescimento impacta diretamente na motivação profissional.
4 – Forme um time de Customer Success colaborativo
Estabeleça um sentimento de colaboração dentro do time de Customer Success, incentive o fortalecimento de laços e encorajamento coletivo. Desta forma, os membros da equipe podem se ajudar mutuamente, reduzindo a competição e possíveis atritos desnecessários.
No momento em que os elos de colaboração são firmados, o time de CS passa a interagir melhor e se ajudar, compartilhando problemas, pensando em soluções e repassando conhecimentos importantes. Assim, sua equipe também se torna menos dependente de você para resolver questões.
5 – Recompense colaboradores pelo bom trabalho
Além de possuir salários e benefícios justos, de acordo com o que é praticado no mercado, também é necessário recompensar as pessoas do seu time pelo trabalho feito acima das expectativas. Existem diversas formas de promover engajamento e premiar seus colaboradores.
Por exemplo, é possível oferecer premiações com produtos ou vouchers, para as pessoas que se destacaram no mês, reconhecendo o atingimento de determinada meta. Outra ideia é negociar folgas, para que os colaboradores aproveitem mais tempo de descanso e com suas famílias.
6 – Construa um plano de carreira de Customer Success
Mesmo com orçamentos enxutos as empresas precisam reconhecer seus talentos internos, os colaboradores devem saber o que estão fazendo corretamente e o que é necessário melhorar para atingir o próximo degrau hierárquico. A melhor forma de fazer isso, é apresentando um plano de carreira.
Mapeie os níveis de carreira que a área possui e desenhe quais são as habilidades técnicas, conhecimentos e comportamentos necessários para atingir cada um deles. Depois disso, elabore um processo de promoção que conta com avaliação de resultados, análise de um comitê e aprovação financeira.
7 – Comemore os resultados do time de Customer Success
Reconhecer publicamente seu time também é fator determinante na motivação. Por isso, divulgue e comemore as histórias de sucesso, trazendo destaque para os responsáveis por bons resultados, se possível, acrescente também os feedbacks de clientes, fortalecendo ainda mais a prova social.
Ter rituais periódicos, que celebram resultados e destacam entregas, promove o sentimento valorização de talentos, além de deixar claro quais comportamentos são valorizados na sua equipe. Assim, você entrega mais visibilidade e reconhecimento para os colaboradores que merecem.
8 – Seja um líder efetivo e inspirador
Como líder de Customer Success um de seus principais focos deve ser a gestão de pessoas. Em conformidade com a estratégia organizacional, transmita os direcionamentos para colaboradores com transparência, indicando a missão, os objetivos e as atualizações das estratégias.
Seja referência para seu time, como alguém que escuta e comunica de forma exemplar. Ajuste sua liderança de acordo com as situações apresentadas para agir com justiça. Além disso, remova travas e barreiras, priorize o sucesso da sua equipe para obter sucesso do cliente e da empresa como um todo.
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Analista de marketing na SenseData, com experiência no mercado de Customer Success. Escreve conteúdos que ajudam na adoção de estratégias com foco no cliente.