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Planejamento de Customer Success

Retrospectiva da área de Customer Success em 2020

By Gabriel Molina21 de dezembro de 2020setembro 21st, 2023No Comments5 min read

O ano de 2020 foi desafiador para todos e, para a área de Customer Success 2020 não foi um ano diferente: essa foi a principal área responsável por reter os clientes e a receita das empresas em um período tão difícil.

Assim como trouxemos diversos conteúdos ao longo do ano para ajudar você e a sua empresa a passar pela crise, hoje, queremos trazer uma retrospectiva com as principais visões do que aconteceu na área de Customer Success 2020.

2020, o ano do Customer Success?

É fato que 2020 foi o ano da transformação digital, empresas e negócios tiveram que se adaptar de maneira quase que “instantânea” ao “novo” contexto digital. Apesar de toda essa transformação e avanço, ainda assim é muito difícil trazer um cenário positivo para tudo o que ocorreu durante um ano como esse.

Mas, uma coisa pudemos perceber e está muito relacionada com a área de Customer Success, aliás, é um dos principais pilares e uma das habilidades mais importantes que um CS precisa ter: a empatia. 

Com certeza 2020 foi o ano da empatia. Foi muito desafiador para o profissional de CS ter de vestir a camisa de diversos clientes.  Empresas passaram a olhar para o cliente com mais cuidado e mais atenção. Observamos um senso de união e de cooperação nunca antes visto entre empresas.

Como já falamos, Customer Success foi a principal área que esteve em contato com os clientes durante esse momento tão difícil, compartilhando e entendendo todas as dores e problemas que cada cliente passou.

Como em muitos negócios as vendas praticamente zeraram, a necessidade de se cuidar da base de clientes cresceu exponencialmente, afinal, muitas empresas passaram a depender somente dessa fonte de receita para pagar suas contas.Uma frase do Mateus Pestana, CEO da SenseData, que utilizamos muito em nossa empresa e exemplifica muito bem esse momento é:

“Como você quer que a sua empresa seja lembrada depois da crise? Como aquela que apoiou e contribuiu com os clientes, fornecedores e colaboradores nesse momento de dificuldade, ou como aquela que fez pouco caso da situação?”

Impacto da pandemia nos negócios

Entre o final do primeiro trimestre do ano e, principalmente, o segundo trimestre, foi o momento de maior impacto da crise e o mais intenso quando falamos sobre indefinições. Pouco se sabia o que iria acontecer dali para frente, e muitas das previsões feitas foram equivocadas.

Por conta da insegurança e imprevisão, o primeiro impacto notado assim que a pandemia afetou os negócios, foi a redução das empresas sobre seus investimentos. Diversos negócios viram suas dinâmicas de vendas praticamente zerarem. 

• Leia também:  Média Móvel: Saiba o que é e como aplicar esse indicador na estratégia de Customer Success

Logo em seguida, as empresas que passaram a rever as estruturas de gastos/custos, sofreram um novo impacto, uma onda de pedidos de cancelamento.

Muitas companhias começaram então a perceber que que equilibravam a balança de churn não com retenção ou o gerenciamento adequado da base de clientes, mas sim com novas vendas. E, com as vendas paradas de um lado e os pedidos de cancelamento aumentando do outro, começou um verdadeiro alerta vermelho em diversos negócios.

Aqui, pudemos observar que as empresas que já tinham dinâmicas e modelos de Customer Success se saíram muito melhor, pois já possuíam gatilhos de proteção para se lidar com churn e a expertise para trabalhar ações de retenção.

Um caso de muito sucesso durante a crise que observamos de perto, e até desenvolvemos um artigo foi o da Involves. A empresa criou um Health Score Covid, com indicadores específicos dentro de um plano de ação desenvolvido para o momento atual, o qual possibilitou um melhor gerenciamento e uma melhor assertividade de todas as ações tomadas.

A partir desses indicadores, a Involves conseguiu priorizar clientes mais críticos e ter playbooks para cada tipo de situação, gerenciando de modo muito mais eficiente a base de clientes neste momento crítico.

Leia o caso completo e saiba tudo o que foi desenvolvido pela Involves clicando aqui.

Impacto da pandemia na área de Customer Success

Em nossos serviços e sistemas, temos semanalmente mais de 3 mil profissionais de Customer Success utilizando a plataforma SenseData. A partir disso, conseguimos levantar diversas análises e listamos abaixo um panorama geral de como a pandemia afetou a área de Customer Success:

Ocorreu um aumento na criação de novas automatizações, principalmente em comunicações one to many disparadas via e-mail. O e-mail foi um dos principais canais de comunicação ao longo do período.

Alguns dos nossos clientes criaram forças-tarefa e remanejaram profissionais de outras equipes para atuarem de forma mais ativa na base de clientes. O objetivo deste trabalho foi o de gerar ações mais proativas e pessoais na base para tentar minimizar os efeitos da crise.

Observamos também um aumento no uso de ferramentas para se realizar ações de Customer Success e um maior monitoramento das ações realizadas na carteira de clientes. A área de Sucesso do Cliente foi a principal responsável pela sobrevivência das empresas.

• Leia também:  Qual a diferença entre Customer Experience e Customer Success?

O uso do Analytics passou a ser extremamente estratégico em um processo de tomada de decisão mais eficiente. Muitas empresas, assim como a Involves, desenvolveram métricas e análises customizadas para o período de crise. Novos indicadores foram criados para mapear clientes em risco, oscilações no engajamento, e até mesmo oportunidades.

Considerações finais

Trouxemos aqui uma retrospectiva rápida do cenário de Customer Success 2020 que observamos, mas, acima de tudo, notamos que nunca antes foi tão forte o interesse e a busca pelo Customer Success e pelo gerenciamento da base de clientes.

De fato, muitas empresas perceberam que há uma estratégia de customer success relevante para os negócios, seja o seu modelo recorrente ou até mesmo transacional, e que a área de Customer Success não é um centro de custos para o seu negócio, mas sim um centro não só garantidor, como também gerador de receita.

Customer Success já passou do momento de “provação” para as empresas e o C-level. Hoje vivemos uma fase de “consolidação” dessa estratégia dentro das companhias.

Veja também: Estratégias Customer Success: como aplicar a metodologia das empresas mais bem sucedidas do mundo. 

Para conferir a análise e retrospectiva completa da área de Customer Success em 2020, assista ao Webinar realizado com o Mateus Pestana, CEO e

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