Skip to main content
Customer Success

11 dicas de home office para a área de Customer Success

By Gabriel Molina17 de março de 2020setembro 12th, 2023No Comments8 min read

Muitas vezes, trabalhar de casa pode ser uma tarefa muito desafiadora, principalmente quando falamos em organização, gestão do tempo e produtividade. Para isso, criamos uma lista com 11 dicas de home office em Customer Success para você continuar trabalhando, de maneira mais eficaz.

1. Crie uma agenda

Trabalhar em casa de vez em quando é sempre muito bem-vindo, já que você não precisa se deslocar até o escritório e também tem um ambiente mais confortável a sua volta.

Mas trabalhar remotamente todos os dias exige disciplina, pois é muito fácil se perder nas tarefas e adotar maus hábitos.

A dica aqui é: crie um calendário. Anote todas as suas tarefas e atividades do dia e da semana, separando-as por data e horário se possível. Coloque lembretes e avisos para as mais importantes.

Uma ótima ferramenta para isso é o Google Calendar, com ela você pode criar sua agenda de trabalho baseada nos dias da semana, anotar suas tarefas e adicionar descrições. Você pode também criar eventos e convidar outras pessoas para participar, visualizar a agenda de outros colaboradores, definir lembretes e avisos, e criar uma sala de reunião online no Google Hangouts/Meets (parecido com uma chamada de Skype, porém muito mais prática).

2. Organize a agenda (principalmente com o seu time)

Essa dica é valiosa e com certeza vai te poupar muito tempo. É sempre importante um time estar alinhado, dessa forma, todos sabem suas funções, suas atividades e os problemas que precisam resolver.

Para organizar melhor a semana, pode-se realizar por exemplo, um “planning semanal”, onde toda segunda-feira de manhã aconteça uma reunião online de todo o time para planejar a semana. 

No restante dos dias, pode-se realizar uma “daily”: reunião rápida, entre 5 e 10 minutos, na qual cada pessoa do time atualiza o que está fazendo e traz eventuais problemas que está enfrentando. Dessa forma um pode ajudar o outro e trazer muito mais agilidade no trabalho da equipe.

3. Saiba como priorizar suas tarefas

Além de criar uma agenda/calendário com suas atividades. É importante também que você consiga priorizar as tarefas que você e/ou seu time precisam fazer.

Assim você vai conseguir ter um acompanhamento e uma organização muito melhor no seu dia-a-dia. O objetivo aqui é ter a visão do status das tarefas,  dos responsáveis e dos prazos .

Nessa dica, o SenseData pode te ajudar muito. Na nossa Plataforma é possível visualizar todas as atividades que precisam ser realizadas nos clientes, seguindo os Playbooks já definidos.

Com o SenseData, o CS consegue ter uma rotina muito mais organizada e consegue ter cadência nas suas ações nos clientes. Além de atuar de forma mais estratégica e consultiva.

Quer saber mais sobre a Plataforma SenseData? Peça uma demonstração agora mesmo, clique aqui.

4. Tenha um canal de comunicação eficiente com a sua empresa

Uma boa comunicação é essencial para qualquer empresa funcionar bem. Se comunicar no escritório é muito mais fácil, já que estão todos um do lado do outro, mas, quando se trabalha remotamente é necessário criar um modelo que funcione bem a distância.

Aqui na SenseData, durante esse período de “quarentena” criamos uma sala no Google Hangouts que fica disponível 24h por dia. O objetivo é ter um canal direto para situações do dia-a-dia para que todos possam entrar, simulando um escritório, só que de maneira virtual.

• Leia também:  Faça pesquisas com clientes e melhore a saúde da sua base

Além desta solução, é importante que sua empresa tenha também uma ferramenta na qual exista um canal para cada área da empresa (Produto, Marketing, Customer Success, Comercial…) poder conversar. Seja entre as pessoas de dentro desse setor ou entre as áreas. Aqui na SenseData utilizamos o Slack.

5. Tenha também um canal de comunicação com os seus clientes

Já que o momento pede para evitar contato pessoal e ambientes fechados, muitas reuniões que eram presenciais terão que ser feitas de maneira virtual. 

Aqui recomendamos outra vez ferramentas de web conference, que permitam reuniões por vídeo ou somente por voz, e também a opção de compartilhamento de tela.

Um ponto importante que vale lembrar aqui: é legal investir em um headset (fone com microfone) de boa qualidade para fazer essas reuniões. Porque além de te gerar uma melhor qualidade de som e de voz, permitirá cortar ruídos externos que acabam muitas vezes incomodando os outros participantes.

E claro, para situações mais urgentes com os clientes, outras ferramentas como Whatsapp e Telegram podem ser boas opções também.

6. Invista nas ações Tech Touch

Também é importante reforçar as ações tech touch nos seus clientes, dessa forma você consegue avançar os clientes na jornada, mas de forma mais automatizada e produtiva.

Se apoiar em ações tech touch também é uma boa dica para o home office ser mais produtivo, afinal, muitas regra e ações ficam no piloto automático e o trabalho do CS fica mais efetivo.

Quer saber mais sobre como fazer essas ações Tech Touch/One to Many? Confira esse vídeo:


7. Divida o seu dia em partes

Dedicar muito tempo para realizar apenas uma tarefa pode gerar distrações e cansaço. Depois de muito tempo fazendo uma atividade o seu corpo e a sua mente tendem a se desconcentrar. Por isso, o que muitos profissionais recomendam é: divida o seu dia em blocos de atividades de até duas horas.

No momento de cada bloco, concentre-se na resolução somente desse assunto. E, ao passar para o outro bloco de tarefas, a mesma coisa, com exceção é claro caso surja alguma coisa que tenha que ser resolvido imediatamente.

Especialistas afirmam que esse método faz com que você produza muito mais em menos tempo.

Por exemplo, você pode aproveitar seu tempo mais produtivo para auxiliar os clientes e traçar estratégias. E designar outro período para ler emails e responder mensagens menos importantes.

8. Evite interferências

Um dos principais problemas de se trabalhar em casa são as interferências ao longo do dia.

Tire todas as notificações do celular ou de outros gadgets que não forem importantes para o trabalho.

Se você mora com familiares ou amigos, peça a colaboração deles, para que evitem te interromper durante o seu trabalho.

Escolha um bom local de trabalho. O seu escritório deve ser limpo, organizado e em um lugar silencioso.

9. É importante relaxar também

 Às vezes trabalhar de casa pode te gerar mais trabalho do que no escritório da empresa, já que “teoricamente” não há horários.

Mas é muito importante relaxar durante o dia. Além de fazer o horário de almoço, é importante também que haja pausas ao longo do dia (pode ser entre um bloco e outro se você estiver seguindo nossa dica acima).

• Leia também:  Planejamento 2024: As tendências de futuro para CS e CX

Se alongue, vá ao banheiro, faça alguma coisa para você comer/beber, o importante aqui é se desconectar um pouquinho para voltar ao trabalho com força total.

10. Pijama não é a melhor opção

As roupas influenciam sobre o nosso comportamento e disciplina.  Passar o dia de pijama, por exemplo, pode prejudicar a sua produtividade.

Trabalhe de uma maneira que se sinta confortável, mas sem cometer abusos.

11. Invista em um ambiente funcional

Como já dissemos, investir em um bom headset é muito importante para se trabalhar remotamente. Mas esse não é o único item da lista.

Veja o que é necessário na sua casa para você conseguir desempenhar o seu trabalho da melhor forma. Aqui pode ser: uma cadeira confortável, um monitor, suporte para laptop, uma mesa, uma extensão, uma boa iluminação…

Todos esses acessórios vão te ajudar a ser mais produtivo e melhorar sua concentração e conforto ao longo do dia de trabalho em home office.

Conclusão

Depois de ler todas essas dicas, você  já deve ter uma boa noção de como se preparar para trabalhar em casa de maneira eficaz. 

O “home office” traz diversos benefícios e facilidades, mas é necessário estar muito atento para não adquirir maus hábitos ou se perder nas tarefas e prejudicar o seu rendimento no trabalho.

Estamos em um momento de alerta e precisamos ser conscientes sobre o COVID-19. Não é somente sobre “pegar” o vírus, mas principalmente sobre não transmití-lo. É importante pensarmos e termos respeito com os mais  vulneráveis e não superlotar o nosso Sistema de Saúde.

Seguir as medidas de prevenção do Ministério da Saúde é a melhor opção no momento.

Caso sua empresa tenha optado pelo home office esse artigo vai auxiliá-lo. Mas essas dicas funcionam para qualquer momento. Caso você já trabalhe assim ou sua empresa esteja adotando esse modelo, essas dicas podem ser muito úteis. 

Todas as dicas que demos aqui no artigo são as que funcionam para nós aqui da SenseData. Não existe uma regra, o mais importante é testar e ver a maneira mais eficiente e que traga mais resultados e benefícios para o seu time.

Que tal aproveitar o home Office para aprender mais? Confira nossa playlist completa de Webinars que você pode assistir de qualquer lugar:

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários